
O Despachante Documentalista é um dos profissionais que vem atuando de forma resiliente e com eficiência há décadas, profissão esta que é passada em muitos escritórios de pai para filhos. Inclusive, tem exemplo nesse sentido de empresas estarem na 3ª geração da família.
Além desse histórico afetivo e expressivo, existe o lado da geração de renda. O Estado de São Paulo conta com cerca de 5 mil escritórios atuando diretamente na documentação veicular em praticamente todas as cidades paulistas. Esse número reflete em pelo menos 20 mil profissionais trabalhando especificamente na profissão, assim como uma incontável quantidade de pessoas que trabalham indiretamente com funções terceirizadas ou em outras áreas desse mesmo universo, como tecnologia, remarcação de chassi, qualificação educacional, entre outras.
Nesse cenário é que as tecnologias apresentadas como modernidade pelos governos escondem uma lenta e gradual extinção de profissionais, exemplo disso é a digitalização de documentos em plataformas, que restringe a atuação de Despachantes Documentalistas.
Os governos frequentemente buscam modernizar sistemas e serviços públicos, num processo que é, muitas vezes, visto como uma forma de melhorar a eficiência e a transparência, podendo muito mais atrair votos do que preservar empregos.
Essas modernizações, que frequentemente envolvem a digitalização de processos e a automação, de fato podem levar à reestruturação de cargos e, em alguns casos, à extinção de profissões específicas, especialmente aquelas que dependem do próprio setor público para trabalhar, com a dos despachantes.
No entanto, a relação entre modernização governamental e o futuro das profissões é complexa.
Embora algumas profissões possam desaparecer, a tecnologia também cria novas funções e demandas. Os governos que pensam somente em arrecadar cada vez mais, esquecem que a população tem mais de 28 milhões de “analfabetos digitais” que não foram ensinados para usar tecnologia e preferem o atendimento humanizado.
Nesse contexto o trabalho do Despachante Documentalista, que lida com burocracia e conhecimento técnico de documentação, vem sendo procurado dia a dia para explicar e resolver tudo que a tecnologia do Estado não atende ao cidadão.
O Despachante é um profissional estabelecido há décadas em seus escritórios e com atendimento humanizado que aumenta a credibilidade e da sustentação ao trabalho que o Estado deixou de prestar.
Se você ainda não se filiou à UDESP, a hora é agora! Clique aqui e venha fazer parte dessa família.
Você conhece nosso canal oficial no Youtube? Clique aqui e assita um de nossos 38 vídeos que falam sobre todos os tipos de assuntos relevantes para à categoria.
Seu comentário é importante para nós. Use o espaço abaixo para dar sua opinião sobre o assunto.