A UDESP incentiva participação de todos os despachantes documentalistas no evento, para que conheçam as novidades e mudanças em relação a documentação veicular junto aos Detrans.
O evento, voltado para tecnologia, automação e inovação é da Associação Nacional dos Detrans, e representa uma virada de chave para o despachante documentalista de todo Brasil, consolidando a transição de um modelo analógico de emissão da documentação veicular para um modelo 100% digital.
Por conta das mudanças cada vez mais recorrentes do papel impresso para o digital, é que os profissionais do setor precisam ver com bons olhos esse momento, bem como adaptar-se aos novos tempos.
O AND Tech 2026, marcado para março de 2026 em São Paulo, foca na transformação digital do trânsito e na eficiência operacional, impondo ao despachante documentalista a necessidade urgente de se adaptar ou se tornar obsoleto.
É uma oportunidade para repensar a prestação de serviços de forma diferenciada, descobrir novas oportunidades de negócios e adaptar-se à modernidade do ambiente online.
Assuntos abordados no AND Tech 2026
1- As tecnologias apresentadas atualmente visam eliminar o papel, porém, o problema é que boa parte da população ainda não domina esse processo, sendo ele excelente oportunidade para os despachantes serem consultores digitais, resolvendo questões que os sistemas não oferecem e, sim, dando a oportunidade das pessoas optarem pela experiência que à categoria possui ao longo das décadas no setor da documentação de veículos.
2- Uso obrigatório das plataformas RENAVE/e-CRV. Atualmente, o uso de plataformas eletrônicas, como o próprio RENAVE, é intensificado, exigindo que o despachante esteja integrado ao ecossistema digital para evitar a perda de mercado em transferências de veículos.
3- A Lei Geral de Proteção de Dados torna-se pilar central da atuação do despachante, que precisará garantir a segurança nas plataformas digitais das informações sigilosas de seus clientes.
4- Automação de processos, aumentando a eficiência e reduzindo custos nos serviços dos Detrans.
Neste contexto, a UDESP entende a necessidade da mudança de comportamento dos despachantes, de buscar o conhecimento e não ficar para trás, pois corre-se o risco da categoria ser engolida pela modernidade.
“Os tempos são outros e a digitalização veio para ficar, sendo que os despachantes não devem ser meros expectadores das mudanças que estão acontecendo em nosso setor, mas buscando sempr melhoria e, a AND Tech 2026, é uma oportunidade ímpar para isso, de conhecimento”, finaliza Henrique Diogo, presidente da UDESP.
Mais informações sobre inscrição, palestras, local e horários da AND Tech 2026, clique aqui.
LEIA TAMBÉM Congresso Nacional quer retorno da inspeção veicular; medida se aprovada trará gastos extras, CLIQUE AQUI.
Associe-se agora mesmo à UDESP, clique aqui.

Compartilhe essa matéria em seus grupos de whatsapp.
Seu comentário é super importante para nós, deixe-o abaixo.




