Na ocasião do encontro, tratou-se de assuntos referentes a elaboração de proteção da categoria dos Despachantes Documentalistas junto a legislação e ao Detran.SP, para que seja proibido o exercício ilegal da profissão por diversos setores comerciais e de serviços que não são credenciados como Despachante Documentalista.
Foram apresentadas demandas e dificuldades que à categoria tem para falar com o Detran.SP, Prodesp e demais órgãos do governo estadual.
Para à UDESP seria essencial abrir um canal de comunicação oficial entre profissionais do setor e governo estadual, preferencialmente em todas as áreas que os despachantes precisam ter agilidade nas soluções de problemas para exercer a profissão.
Na reunião citou-se legislações que servem de bons exemplos, como para os despachantes do Paraná e de Santa Catarina, o Decreto Lei 1635/2004, em que o governador de Santa Catarina oficializou a profissão no estado.
A assessoria jurídica do Deputado Estadual Capitão Telhada estudará meios legais para proteger à categoria e apresentará um projeto para que seja, a princípio, criado e utilizado pelo Detran.SP e futuramente, pelo Governador Tarcísio de Freitas. Outra possibilidade é a apresentação de um Projeto de Lei junto a Câmara dos Deputados de São Paulo.
A UDESP ressalta também que vem tentando reunir-se com o CRDD-SP para alinhamento de ações que possam trazer os benefícios para toda categoria, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno dos vários contatos feitos com seus dirigentes.
À UDESP continua em busca de apoios políticos e parlamentares para que possa chegar até o governador Tarcísio de Freitas e cobrar às promessas de campanha, na qual ele sempre falou em ajudar os micros e pequenos empresários a crescerem, gerarem empregos e renda e os despachantes, que apoiaram o atual governador.
À UDESP, como apoiadora dessa campanha, também quer levar os anseios dos associados e demais Despachantes Documentalistas do Estado de São Paulo ao Governador Tarcísio de Freitas.
Divulgação - Henrique (presidente), Raphael, Adriano e Mauricio (diretores) e Heber (Asa Sistemas) estiveram na reunião que aconteceu na Alesp.
Mín. 16° Máx. 22°