O encontro contou com as presenças do Diretor de Atendimento Lucas Papais, do Diretor de Veículos Luis Eduardo Machado, do Superintendente de Veículos da Capital João Neto, do Gerente Operacional de Veículos Júlio Lima e da Supervisora do Credenciamento Sheila de Oliveira, todos estes representando o Detran.SP, além do Presidente da UDESP Henrique Diogo, acompanhado pelos diretores Mauricio Diegues, Edir Arantes, Rodrigo Sousa e Andrey Amici.
A pauta focou em temas como a relação profissional entre o Detran.SP e Despachantes Documentalistas, melhora na comunicação entre as duas instituições para informação sobre mudanças nos procedimentos e novidades de sistemas, implantação de uma frente de estudos e trabalhos conjunta buscando soluções, retorno de acesso às pesquisas que foram tiradas, busca do retorno de serviços como renovação simplificada da CNH, cancelamento de ATPVE, entre outros.
Na ocasião também houve conversa sobre a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o mandado presumido que os Despachantes têm, conforme Lei Federal 10.602/2002, buscando o entendimento da liberação de acessos para pesquisas de pontuação, pesquisas de cadastros em geral relevantes aos serviços executados pelos profissionais.
A UDESP como associação de classe e sempre em busca da defesa dos direitos e interesses dos Despachantes Documentalistas, manifestou apoio ao Programa de Integridade do Detran.SP, colocando-se à disposição para qualquer tipo de colaboração de legalidade em todas as ações e na busca por soluções.
O Programa de Integridade do Detran-SP é uma resposta direta aos princípios delineados no Plano Estadual de Promoção de Integridade do Governo do Estado de São Paulo, alinhado com as diretrizes da Controladoria Geral do Estado (CGE).
Com medidas institucionais cuidadosamente estruturadas, o programa visa prevenir, detectar, controlar e punir práticas relacionadas a desvios éticos, condutas inadequadas, irregularidades e fraudes que possam comprometer a integridade do órgão.
O Detran.SP, através de sua diretoria também divulgou a criação do CEV – Central Estadual de Veículos, uma nova forma de gestão (leia no final desse texto o comunicado do Detran).
O fim dos malotes foi outro assunto trazido pelo Detran.SP, que pretende digitalizar todo o processo, tendo como previsão para que isso ocorra até o final de março. A ideia é acabar com os deslocamentos até pontos de atendimento para entrega do malote, realizando apenas o envio digital.
Outra pauta discutida foi sobre os Reconhecimentos de Firmas, especificamente sobre o porquê de não estarem aceitando as chaves ICP-Brasil e somente o convênio com o E-notariado.
As chaves ICP-Brasil, que são de segurança máxima e comprovadamente eficientes, estão em estudo para futura aprovação pelo órgão, esse meio é mais barato que o atual escolhido pelo Detran.SP e pode ser transacionado através dos escritórios dos Despachantes Documentalistas, permitindo que uma transferência possa ser feita em minutos após o reconhecimento de firma através das chaves e as liberações do próprio Detran.SP, o que também irá gerar novos negócios para à categoria.
Sobre o Recadastramento geral para os despachantes promovido pelo Governo Estadual - Detran.SP, a Supervisora do Credenciamento Sheila de Oliveira disse que foi muito bem recebido, foram feitas as devidas triagens, sendo excluídos os irregulares que, agora aguardam a interação com o CRDD – Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas, para novo credenciamento destes profissionais.
A UDESP também reforçou para à diretoria do Detran.SP a necessidade que os comunicados da instituição sejam emitidos com a maior antecedência possível, para que os despachantes possam adequar as rotinas de trabalho as normas especificadas com tempo hábil de adaptação.
Neste contexto de ações, o Detran.SP vem reconhecendo o trabalho sério que a UDESP vem realizando desde sua fundação e, tem percebido nas reuniões realizadas, a organização e pautas com assuntos relevantes, além do desejo de colaboração da Associação apontando sempre para melhorias no sistema.
"A UDESP ressalta estar sempre disposta a tratar pontualmente assuntos relevantes em novas reuniões, mostrando que a união dos Despachantes Documentalistas do Estado de São Paulo vem crescendo e ganhando força através de novos associados, que acreditam em nosso trabalho e na disposição de estar junto com o CRDD, bem como outras associações para unir objetivos e concluir avanços para a categoria como um todo", finaliza Henrique Diogo - Presidente da UDESP.
No término da reunião, os diretores do Detran.SP foram convidados mais uma vez para uma Live, no sentido de mostrar a aproximação da instituição com a categoria, tirando dúvidas e falando sobre as novidades que o maior departamento estadual de trânsito do Brasil e um dos maiores do mundo, para os profissionais Despachantes Documentalistas e os cidadãos do Estado de São Paulo.
Agora, as assessorias de imprensa do Detran.SP e da UDESP acertarão os detalhes e data da Live para divulgar em breve para os associados participarem, via computador ou celular, de qualquer cidade.
Comunicado CEV Detran.SP
Você que é Despachante Documentalista e ainda não se associou à UDESP, clique aqui para filiação. Venha fazer parte deste grupo e vamos juntos escrever uma nova história para nosso setor.
Mín. 16° Máx. 24°