A partir de 1º de janeiro de 2025, o programa de controle de emissões veiculares vai permitir que automóveis zero quilômetro com tecnologia híbrida tenham isenção de rodízio na capital São Paulo.
Essa geração de automóveis, que já está sendo produzida, gera menor emissão de poluentes.
A redução do impacto ao meio ambiente sempre foi o principal objetivo da limitação do tráfego de veículos em São Paulo, assim, a liberação para carros híbridos e elétricos, que não poluem o meio ambiente, começa a partir do ano que vem.
Esse tipo de tecnologia permite que estes veículos se enquadrem nos limites mais rígidos de emissões de poluentes previstos na 8ª fase do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve), que começa a valer em janeiro e será mais exigente nos anos seguintes, com endurecimentos previstos para as etapas de 2027, 2029 e 2031.
Atualmente, as montadoras têm que atender às metas de menores emissões divididas pela linha inteira da marca. Com isso, os híbridos terão que ter grande volume e a maior parte deles será flex - pois o etanol é um combustível sustentável, que compensa as emissões que acontecem durante sua produção.
O rodízio restringe à circulação de veículos no chamado centro expandido, de segunda a sexta, das 7h às 10h, e das 17h às 20h, conforme o final da placa do veículo.
Com isso, uma parte dos veículos com motor a combustão fica proibida de circular em determinados locais da cidade nos horários mencionados.
O desrespeito a regra gera uma infração grave aos motoristas, com multa de R$ 130,16, mais quatro pontos no prontuário da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
O rodízio municipal é estabelecido pela Lei Municipal nº 12.490 de 3.10.1997, complementada pela Lei Municipal nº 14.751 de 28.05.2008, e regulamentado pelos Decretos 58.584 de 20.12.2018 , 58.604 de 16.01.19 e 60.291 de 07.06.21.
DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO.
Já se associou à UDESP? Não? Então vem, CLIQUE AQUI e venha para um novo tempo na categoria dos Despachantes Documentalistas
Mín. 16° Máx. 22°