Foi colocado pelo CRDD-SP a importância de ter a parceria e o apoio da UDESP e seus associados para esse novo período de gestão, além de vários outros assuntos que destacamos abaixo.
A UDESP se colocou à disposição para ajudar no que for preciso e buscar em conjunto tudo o que traga mais benefícios a categoria dos Despachantes.
Sanches relatou aos diretores da UDESP que, para estreitamento da comunicação entre o CRDD-SP e o Detran-SP, bem como para construção de soluções para a conferência de documentos, o CRDD-SP já solicitou reunião com os diretores do Detran-SP e aguarda resposta da diretoria para agenda de reunião presencial. Toda a comunicação entre os órgãos é feita via ofícios. Em resposta de um deles (ofícios) sobre questões de veículos, o Detran-SP solicitou o material estruturado das propostas de desmaterialização, melhoria de segurança na geração de ATPV-e, bem como inclusão do Despachante Documentalistas nos processos digitais, informando que esse material prévio ajudará para que a reunião seja mais proveitosa para resolução dos assuntos, e para as questões de habilitação/pontuação sugeriram que também seja feito o material com a mesma estrutura. Porém, esse material será encaminhado para a Diretoria de Habilitação, área responsável sobre estes assuntos.
Um dos problemas citados pela UDESP para ser levado em reunião, e tem sido fato recorrente, é sobre a falta de conhecimentos dos novos conferentes, que tem devolvido muitos processos com pedidos inconsistentes e descabidos.
A UDESP levou também ao CRDD-SP questionamentos sobre o novo credenciamento como atividade delegada e sobre uma forma de extinguir a cobrança do crachá anual e taxa de alvará, mantendo somente a anuidade profissional, dessa forma, certamente o Conselho terá mais despachantes atualizando sua situação com o CRDD-SP.
O presidente CRDD-SP Wagner Sanches respondeu e informou também:
- Sobre o novo credenciamento como atividade delegada, o Sanchez informou estar no aguardo do convite do Diretor-Presidente do Detran-SP para ser baixada uma Portaria, que já foi elaborado por eles.
- Sobre a extinção da cobrança do crachá anual e do alvará, não há possibilidade porque ambos dão a regularidade dos Despachantes Documentalistas junto ao CRDD-SP e são renováveis anualmente, além do que atualmente alguns serviços tem a necessidade de digitalização e anexação do crachá na plataforma SEI para identificação.
- Na reunião de diretoria executiva do CRDD-SP, no dia 27.08.2024, foram discutidas todas essas questões e mais o plano de trabalho que foi exposto na campanha eleitoral do CRDD-SP última.
- Outros assuntos para benefício da categoria foram discutidos e aguardam estudos aprofundados, oportunidade em que o Sanchez convidou ambos, Henrique e Mauricio como representantes da UDESP e mais a Adasp, para compor a equipe e trabalhar em conjunto.
Pela UDESP, o presidente Henrique Diogo declarou: Foi um primeiro encontro importante para que possamos ter comunicação e auxiliar nas demandas que estejam ao nosso alcance e ficamos à disposição para colaborar em tudo que trouxer benefícios para nossa categoria.
Já o diretor Comercial Mauricio Diegues, disse: Fizemos um encontro profissional e direcionado para construir soluções, nossa categoria precisa de união e nos disponibilizamos também para ajudar sempre que formos convidados, continuamos com nosso trabalho pela UDESP e, em breve, anunciaremos um projeto para a campanha publicitária institucional de alcance estadual, o que vai contribuir muito para melhorar a imagem do Despachante Documentalista.
DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO, COMPARTILHE ESSE TEXTO E, SE AINDA NÃO SE FILIOU À UDESP, CLIQUE AQUI, FILIE-SE E VENHA SOMAR COM A GENTE.
Mín. 22° Máx. 33°