O documento observa o respeito, integridade, segurança e eficiência e substitui o anterior, de 2015, como uma cartilha de boas práticas para funcionários, CFCs, desmontes, médicos e empresas de vistoria, Despachantes Documentalistas, entre outros, e é parte de um movimento interno do Detran-SP, que passou por reforma administrativa de acordo com um decreto do governador do estado, Tarcísio de Freitas.
A reestruturação cria três novas diretorias focadas em áreas estratégicas para a segurança e governança: a diretoria de Segurança Viária, a diretoria de Gestão Regulatória e a de Controle e Integridade, que será a guardiã das melhores práticas de compliance e ética, responsável pelas atividades de ouvidoria, corregedoria, controle interno, transparência, integridade e auditoria.
O novo Código de Ética terá adoção compulsória para agentes públicos e também para funcionários terceirizados, além dos agentes delegados e regulados que exercem atividades e prestadores de serviços em nome do órgão.
A UDESP ressalta que os Despachantes Documentalistas apoiam o novo Código de Ética do Detran-SP e que estes profissionais realizam, atualmente, cerca de 70% dos trabalhos executados pelo órgão.
São mais de 5 mil escritórios em todo estado de São Paulo em que, os despachantes geram empregos e renda para milhares de famílias, bem como facilitam a vida dos cidadãos que necessitam regularizar documentação veicular ou CNH.
A UDESP também reafirma que vem buscando audiência com o Governador Tarcísio de Freitas para levar adiante proposta de parceria entre Detran-SP e UDESP. Em pré-campanha na eleição, o atual governador recebeu em algumas ocasiões, diretores da UDESP que repassaram um projeto proposta de parceria e disse que, caso eleito, estudaria com atenção o documento.
Clique aqui e conheça o novo Código de Ética do Detran-SP.
Já se associou à UDESP? Ainda não? Clique aqui e inscreva-se agora mesmo!
Mín. 16° Máx. 22°